Diferenças entre Joia, Semijoia e Bijuteria
Você sabe quais são as principais diferenças entre joia, semijoia e bijuteria? Confira as características de cada uma:
Quando falamos sobre as diferenças entre elas nos referimos principalmente ao material utilizado em cada uma. Fica com a gente e vem saber mais sobre esse assunto.
JÓIAS:
As joias são peças feitas de metal nobre, como ouro, prata, titânio ou platina. Elas costumam durar por muitos anos, conservando suas características originais, e serem passadas de geração em geração.
Porém, para que suas joias tenham essa durabilidade, é preciso que haja um cuidado especial de acordo com cada material.
As joias geralmente são feitas de pérolas verdadeiras, pedras naturais como ônix, esmeraldas… Brilhante e diamantes também são bastante usados nas confecções das joias.
SEMIJÓIAS:
As semijóias são peças visualmentes parecidas com as joias, devido ao acabamento. A grande diferença entre elas é o metal utilizado em sua base, no caso da semijóia o metal que é mais comum é o latão.
As peças recebem um banho de material nobre como o ouro, prata e ródio.
Normalmente, a pedra utilizada em uma semijóia é a zircônia, onde o brilho é da própria lapidação e o custo acaba sendo ótimo.
Com essas informações você consegue ter uma peça de qualidade ótima, pedras brilhante e o melhor, um custo benefício excelente.
BIJUTERIAS:
As bijuterias são as peças mais simples entre as três categorias. São feitas de metais não nobres e, normalmente, não recebem camadas de materiais nobres.
O mais comum é a bijuteria ganhar um verniz de tinta dourada imitando ouro e, por essa razão, acabar oxidando facilmente e não durando muito.
Como a produção de bijuterias envolve materiais inferiores como o níquel, elas acabam gerando alergias e irritações, o que dificilmente acontece com as joias.
Além de tudo, o design dessas peças não é exclusivo, sendo muito comum a mesma peça ser encontrada em diversas lojas diferentes.
Por todos esses motivos, as bijuterias têm o menor custo de todos os grupos.